Empresas prontas para produção de material de prevenção do Covid-19

A Confederação das Associações Económicas (CTA) de Moçambique disse sexta-feira que 76 empresas nacionais estão interessadas na importação e produção de material de protecção da covid-19.
“Fizemos o mapeamento e temos uma lista de 76 empresas a nível de todo o país, que estão não só interessadas em importar, mas também converter as suas capacidades de produção”, declarou o director-executivo da CTA, Eduardo Sengo, em conferência de imprensa.
Citado pela Lusa, Sengo adiantou que já há empresas a produzir viseiras e máscaras, no âmbito da prevenção da pandemia da covid-19.
O país, prosseguiu, tem também capacidade para a produção de álcool usado na desinfecção.
As empresas estão igualmente preparadas para converter a sua tecnologia para a produção de materiais de protecção do novo coronavírus, continuou.
O director-executivo da CTA avançou que a criação de capacidade de produção de materiais necessários para a prevenção da Covid-19 iria ajudar a aliviar as pressões cambiais decorrentes da procura de moeda externa para suportar as importações.
Nesse sentido, continuou, o Executivo deve flexibilizar a disponibilização de uma linha de financiamento de 500 milhões de dólares que aprovou para o apoio às empresas que podem actuar no combate à Covid-19.
O número de mortos provocados pela covid-19 em África subiu para 1.298 nas últimas horas, com 27.427 casos registados da doença em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 200 mil mortos e infectou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Comments

Popular posts from this blog

Helena Bene visita localidade de Daque

1º SECRETÁRIO PROVINCIAL DA FRELIMO VISITA CHITIMA

FRELIMO APELA OS MUNÍCIPES A FAZEREM-SE ATENPADAMENTE ÀS ASSEMBLEIAS DE VOTO PARA VOTAR NA FRELIMO