Nyusi quer gestores escolares comprometidos com causa nacional



Os gestores escolares devem se sentir comprometidos com os interesses e planos rumo ao desenvolvimento do país, de acordo com o Presidente da República, Filipe Nyusi, falando  na manhã de hoje na cerimónia de abertura do Seminário de Capacitação dos Directores das Escolas Secundárias, que decorre até sexta-feira no Centro dos Estudos da Autoridade Tributária, distrito de Moamba, na província de Maputo.
Nyusi aconselhou aos 274 directores, provenientes das províncias do sul do país, nomeadamente, Inhambane, Gaza, Maputo e cidade de Maputo, a ser activos, vigilantes, pacientes e tolerantes para que tenham sucesso na gestão, frisando que o director da escola deve ser espelho ou modelo perante os alunos, professores e a comunidade.
O Presidente da República referiu, igualmente, que os gestores escolares devem garantir a melhoria da qualidade da educação e, para o efeito, há necessidade de redobrar esforços por parte dos directores, com vista a obter o sucesso almejado.
Explicando que a educação é um sector essencial e sensível para o desenvolvimento do país, a todos os níveis, Nyusi advertiu à equipa em capacitação a deixar o “orgulho de pobreza”, que, segundo disse, consiste em sofrer complexos de superioridade, em função do cargo que exerce, portanto, negar aprender ou negar adquirir o conhecimento dos colegas, alegadamente por serem subordinados.
“O director da escola é o elo de ligação e gestor das relações aluno/professor, professor/comunidade e da relação professores, alunos e as infra-estruturas e mobiliário escolar”, salientou.
Esta capacitação, que vai decorrer em todo o país, prevê abranger perto de 700 gestores escolares e visa reforçar as competências dos directores de escolas em matérias de gestão e liderança para a melhoria da prestação de serviços de qualidade.

Comments

Popular posts from this blog

Helena Bene visita localidade de Daque

1º SECRETÁRIO PROVINCIAL DA FRELIMO VISITA CHITIMA

FRELIMO APELA OS MUNÍCIPES A FAZEREM-SE ATENPADAMENTE ÀS ASSEMBLEIAS DE VOTO PARA VOTAR NA FRELIMO