França manifesta disponibilidade em apoiar Moçambique no processo da paz.



A França está disposta a apoiar Moçambique no processo de paz e em acções de desenvolvimento sócio-económico do país. 
O interesse foi manifestado esta sexta-feira, em Maputo, pelo Ministro para Europa e Negócios Estrangeiros da República Francesa, Jean Yves Le Drien, após ser recebido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Na declaração à imprensa, após o encontro, o chefe da diplomacia francesa, sublinhou que Moçambique deu um importante passo com a assinatura do acordo de paz e reconciliação e com a realização das eleições gerais do ano passado.
Sobre o desenvolvimento socio-económico de Moçambique, o Ministro para Europa e Negócios Estrangeiros da França falou do reforço da cooperação no sector empresarial, com novos investimentos na indústria do gás, o que poderá criar 1400 empregos.
O Ministro para Europa e Negócios Estrangeiros da República Francesa, Jean Yves Le Drien, disse ainda que abordou, com o Presidente da República, Filipe Nyusi, matérias sobre a segurança marítima, que serão aprofundadas futuramente. 
Por seu turno, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, considerou o encontro entre o Chefe do Estado moçambicano e o chefe da diplomacia francesa, como oportuno para a partilha de informações e reforço da cooperação em várias áreas, entre Moçambique e a França.
No encontro, o Ministro francês para Europa e Negócios Estrangeiros reiterou o convite do Presidente Emmanuel Macron ao seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, para participar na Cimeira França-África, a ter lugar em Junho, sob o lema: Cidades Sustentáveis e também para efectuar uma vista àquele país europeu.
E o Presidente da República, Filipe Nyusi, também convidou o Presidente francês para visitar Moçambique, nos finais deste ano ou nos princípios de 2021. (RM)




Comments

Popular posts from this blog

Helena Bene visita localidade de Daque

1º SECRETÁRIO PROVINCIAL DA FRELIMO VISITA CHITIMA

FRELIMO APELA OS MUNÍCIPES A FAZEREM-SE ATENPADAMENTE ÀS ASSEMBLEIAS DE VOTO PARA VOTAR NA FRELIMO