Tomate produzido na provincial de Tete vai ser processado localmente




O tomate produzido nos diversos da província de Tete vai ser processado localmente, com a entrada em funcionamento, no primeiro semestre do próximo ano, da respectiva fabrica, no Distrito central de Chiúta.
A entrada em funcionamento da fabrica, visa agregar o valor acrescentado deste produto agrícola que e produzido em grandes quantidades um pouco por toda província.
O governador provincial, Domingos Viola, que revelou o facto há dias, disse que a instalação e entrada em funcionamento da fábrica de processamento de tomate, no Distrito de Chiuta, enquadra se no programa do Governo em promover o desenvolvimento industrial, com enfoque no micro, pequenas e medias indústrias que explorem de forma sustentável os recursos e capacidades produtivas existentes.
Disse ainda que o executivo pretende estimular iniciativas empresárias visando a revitalização e modernização das agro-indústrias, de modo a gerar emprego, reduzir assimetrias de desenvolvimento e desequilíbrios da balança comercial.
“Queremos impulsionar o surgimento de industrias que agreguem valor as matérias-primas locais, incluindo a transformação interna para melhorar a exportação”, Frisou Domingos Viola.
Acrescentou que esforços estão sendo envidados pelo Governo para promover ligações empresárias entre os grandes projectos e industrias locais, com vista a corresponder as expectativas dos agricultores galvanizando maiores índices de produção produtividade agrícola.
Para a certificação de produtos e empresas, de modo a consolidar os sistemas de propriedade industrial e de qualidade, o executivo vai assegurar o apetrechamento de infra-estruturas e laboratórios. Esta em curso a expansão da rede comercial e a comercialização para o desenvolvimento das actividades agrícolas e agro-indústrias nas zonas rurais, o combate a pobreza e a promoção da segurança alimentar e exportações.
E assim que a fabrica de processamentos de tomate de Chiúta, cuja instalações já se encontram erguidas na zona de Camulambe-ıı, aguarda pela instalação da maquinaria, estando em curso contactos com empresa Chinesa fornecedora.
“ Preve-se numa primeira fase, o recrutamento de 20 trabalhadores efectivos, com uma previsão de atingir ate 50 operários e a matéria-prima será o tomate de produção local, com uma capacidade de produção de 100 quilogramas por hora”, explicou o Governante de Tete.

Comments

Popular posts from this blog

Helena Bene visita localidade de Daque

1º SECRETÁRIO PROVINCIAL DA FRELIMO VISITA CHITIMA

FRELIMO APELA OS MUNÍCIPES A FAZEREM-SE ATENPADAMENTE ÀS ASSEMBLEIAS DE VOTO PARA VOTAR NA FRELIMO