100 dias de Governação, Realizações e perspectivas




Assinalou-se este sábado 25 de Abril 100 dias apos a tomada de posse do presidente Filipe Nyusi e do Governo por ele dirigido. Deste modo o Presidente da Republica dirigiu-se a nacao hoje 27 de Abril para proferir o informe dos 100 dias de governação, o PR iniciou seu informe frisando que e o ambiente macroeconómico em Moçambique era inicialmente favorável tendo sido abalado por adversidades indesejados, que levaram a um funcionamento atípico do governo.
Segundo o PR “ os moçambicanos devem ser criativos e ter determinação para continuar a registrar o crescimento económico desejado”
O preço das mercadorias no mercado internacional incluindo bens de exportação de moçambique dentre eles os gasodutos registraram uma queda de  30% e o arroz subiu 33.4%, não adjacente os ataque terroristas em Cabo delgado com intenção de  causar terror e por em causa a soberania do Estado sendo que as FDS  estão a postos para intervir, as províncias de  Manica e Sofala Sofrem ataques armados que influenciam de forma negativa nas metas de receitas , pois poe em causa a livre mobilidade de bens e serviços.
A planificação do Governo para os 100 dias consistiu nos seguintes pontos:
1.      Consolidação do Diálogo Politica e Unidade nacional
Conduzir o diálogo no âmbito da agenda nacional de paz “ Desejo primordial dos moçambicanos”, procurando concretizar os consensos alcançados no âmbito do dialogo, e continuar a trabalhar para o desarmamento e integração dos homens armados da Renamo.
2.      Provisão de serviços sociais básicos
neste âmbito durante os 100 dias de governação, realizou-se acções para a melhoria da condição de vida dos combatentes da Luta de Libertação Nacional, através de fixação de 307 pensões  e construção de habitação para 19 combatentes com deficiencia.
Garantiu-se o apoio a 26.385 agregados familiares em situação de pobreza e vulnerabilidade e 393 mil idosos através de transferências monetárias mensais e instalação de televisão por satélite para 390 aldeias.
Regularização de terras, introdução de triagem nas urgências em 7 unidades hospitalares e melhoramento das mesmas entre centros de saúde e maternidades.
Garantiu-se as matriculas gratuitas, e disponibilizou-se 2.233 carteiras escolares e concluiu-se construídas de 58 escolas entre primarias e secundarias.


3.      Promoção de emprego e produtividade
No âmbito da promoção do emprego criou-se Secretaria de Juventude e Emprego, para a promoção de oportunidades de emprego e trabalho, criou-se 48 323 empregos, 815 estágios,  280 jovens no âmbito da orientação profissional. Realizou-se a entrega de kits de ferramentas de 15 especialidades de auto-emprego, que beneficiou mais de 250 cidadãos maioritariamente jovens. Construiu-se 10 gaiolas piscícolas em todo pais  no âmbito do programa de  povoamento de gaiolas em bloco.
Instalou-se 13  incubadoras de jovens para agro-negócios em Manica, Zambézia e Tete.

4.      Criação de infra-estruturas de suporte ao desenvolvimento e a governação democrática e descentralizada
Conclui-se instalação de 14 sistemas de abastecimento de agua em Tete e outras províncias , asfaltagem de estrada Pamba-homoine, inauguração da linha de energias eléctrica.
5.      Governação Democrática e Descentralizada
No âmbito da governação concluiu-se a instalação dos órgãos governamentais dentre os ministros, deputados, governadores e secretários de Estado, e regulação de do regime financeiro e patrimonial dos órgãos de governação províncias, criou-se a politica florestal e estrageiras florestais para cado delgado e Zambézia.

Face a pandemia do Covid-19 foram alocados 48 mil milhões de meticais como resposta à crise causada pela pandemia da Covid-19, de onde 27 milhões para garantir  a sustentabilidade das camadas mais pobres da população. Foi aprovado o perdão das multas e divididas das empresas ao Inss, facilidades fiscais e redução das taxas de juro.
O PR finalizou dizendo que "Continuaremos a apostar na estratégia de industrialização, empreendedorismo e empregos para jovens, a vida em Moçambique não  parou, todos somos chamados a ser resilientes"

Comments

Popular posts from this blog

Helena Bene visita localidade de Daque

1º SECRETÁRIO PROVINCIAL DA FRELIMO VISITA CHITIMA

FRELIMO APELA OS MUNÍCIPES A FAZEREM-SE ATENPADAMENTE ÀS ASSEMBLEIAS DE VOTO PARA VOTAR NA FRELIMO