CHINA: Nenhum moçambicano entre as vítimas de xenofobia


A EMBAIXADA de Moçambique na China ainda não foi notificada sobre algum caso de descriminação racial dirigida particularmente a cidadãos moçambicanos que se encontram a residir naquele país asiático. Nos últimos dias aumentam relatos sobre a ocorrência de ataques xenófobos visando africanos, sob pretexto de serem portadores do novo coronavírus.
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação explicou há dias que o Governo está a acompanhar atentamente os acontecimentos que se desenrolam na China, precisando que Moçambique tem estado a privilegiar a concertação diplomática no âmbito dos mecanismos da União Africana.
“A União Africana tem um escritório em Beijing e esta questão está a ser abordada com as autoridades chinesas por meios diplomáticos apropriados”, explicou Geraldo Saranga.
Paralelamente, Saranga referiu-se à existência de mais moçambicanos retidos no estrangeiro, impossibilitados de regressar ao país devido às restrições impostas para conter o avanço da pandemia. Actualmente, segundo a fonte, há registo de cidadãos moçambicanos retidos em Portugal, Paquistão, Índia, Sri Lanka, Angola e Brasil.
Saranga adiantou que ainda não há datas específicas para o retorno destes moçambicanos, o que, segundo ele, está também condicionado à mudança do quadro da pandemia.
Contudo, o Governo equaciona criar condições para o repatriamento através de um acordo com a Ethiopian Airlines, uma das poucas companhias aéreas que ainda realiza voos comerciais dentro do continente africano.
“Esta operação será num regime de comparticipação com outros países africanos que têm interesse em trazer os seus nacionais sitiados nessas capitais”, afirmou.
Pelo menos um moçambicano que residia na Alemanha perdeu a vida vítima da Covid-19. O finado era natural da Nauela, no distrito de Alto-Molócuè, província da Zambézia. Entre os infectados contabiliza-se um residente na Espanha; dois na Suíça; um em Portugal; um na Alemanha e três nos Estados Unidos da América.

Comments

Popular posts from this blog

Helena Bene visita localidade de Daque

1º SECRETÁRIO PROVINCIAL DA FRELIMO VISITA CHITIMA

FRELIMO APELA OS MUNÍCIPES A FAZEREM-SE ATENPADAMENTE ÀS ASSEMBLEIAS DE VOTO PARA VOTAR NA FRELIMO