“Estado de Emergência deve ser assumido com responsabilidade por todos”- CCM



Conselho Cristão de Moçambique considera que o Estado de Emergência, esta segunda-feira declarado pelo Presidente da República, deve ser assumido, com total responsabilidade, por todos os moçambicanos.

O órgão considera que deste modo, os cidadãos estarão a fortalecer os esforços do governo nas acções visando travar a propagação do coronavírus.

A presidente do Conselho Cristão de Moçambique, Felicidade Cherinda, anotou que com o cumprimento das medidas avançadas pelas autoridades, as comunidades estão a contribuir para a redução do risco de mais infecções pela COVID-19.

“É uma medida que podemos conseguir, apesar de não ser fácil. Acho que todos querem sobreviver deste coronavírus. Cada família, desde já, deve ver como é que vai viver nos próximos 30 dias e então temos que mostrar que realmente nos amamos uns dos outros e não queremos sofrer aquilo que estamos a ver noutros países. Eles também não tinham a experiência, mas aprenderam e nós temos que aprender antes que as coisas cheguem aqui”, frisou.

 Já o sociólogo Gulamo Tajú, defende a necessidade de maior consciencialização das comunidades sobre os reais riscos do COIVID-19.

Gulamo Tajú disse que algumas áreas poderão se ressentir com maior intensidade com a tomada de medidas para conter a propagação do coronavírus.

 “A área dos transportes, também estavam habituados a uma população que movimentavam mas vão ter que reduzir porque a população que vai agora para o serviço tem que ser em regime de rotatividade. Alguns sectores vão se ressentir, a reorientação da indústria local para a produção de bens necessários para a fazer face ao corona vírus, o controlo dos preços porque haverá, há tendência de especulação nesta altura, é importante que isso se faça e sejam penalizadas essas pessoas, mas o que eu apelo antes da penalização, é chamarmos a consciência plena que isto é uma necessidade vital para a nossa sobrevivência”, disse. (RM)

Comments

Popular posts from this blog

Helena Bene visita localidade de Daque

1º SECRETÁRIO PROVINCIAL DA FRELIMO VISITA CHITIMA

FRELIMO APELA OS MUNÍCIPES A FAZEREM-SE ATENPADAMENTE ÀS ASSEMBLEIAS DE VOTO PARA VOTAR NA FRELIMO